4 dicas para escolher o melhor lençol de algodão para a sua cama

As empresas de lençóis de hoje fazem muitas reivindicações, que vão desde ajudar a obter uma pele melhor até a capacidade de ajudá-lo a ter uma noite de sono mais fresca. Apesar da seleção diversificada no mercado, a maioria das roupas de cama é feita de algodão; o material respirável é ideal para dormir.

As muitas opções no mercado, no entanto, podem dificultar a seleção da marca ou do estilo de algodão correto (do linho tradicional às misturas de algodão). Afinal, existem muitos fatores a serem levados em consideração, muitos dos quais vão além dos marcadores convencionais de cor, tamanho e número de fios. Para ajudá-lo a encontrar os melhores lençóis de algodão possíveis para as suas necessidades, veja dicas da especialista em têxteis Leana Salamah, vice-presidente de marketing da The International Housewares Association, nos Estados Unidos.

+ Descubra 8 itens que devem ser banidos da sua casa se você tiver rinite alérgica

+ 7 passos para deixar seu quarto tão confortável quanto ao de um hotel

+ 10 coisas que ninguém precisa ter em casa depois dos 30

Lençol de algodão. Crédito: Letícia Calo
Lençol de algodão. Crédito: Letícia Calo
1. Pense além da contagem de fios.

Surpreendentemente, Salamah observa que a contagem de fios não é o único fator na qualidade do lençol. “A indústria têxtil, e especificamente a de cama, está um pouco renascentista. Certos recursos, incluindo material e contagem de fios, não são necessariamente a forma como você ganha com os consumidores”, explica ela.

“Você pode diferenciar considerando os benefícios dos lençóis disponíveis.” Nos últimos anos, acrescenta ela, as roupas de cama de algodão melhoraram drasticamente em termos de fabricação, razão pela qual existem tantos concorrentes maravilhosos no mercado hoje.

Tapete pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
2. Você não precisa gastar rios de dinheiro.

Se o preço é o seu foco principal, Salamah diz que você pode usar a contagem de fios como referência; é uma maneira perfeitamente boa de escolher sua roupa de cama, mas ela acrescenta que o cliente médio pode não ser capaz de notar as variações na contagem.

Em caso de dúvida, ela diz para selecionar um conjunto com uma contagem de fios de gama média, o que lhe dará a maciez, durabilidade e aparência sofisticada que a maioria dos consumidores deseja. 

Foto: Pexels
3. Os lençóis de hoje trazem alguns benefícios sérios.

Os conjuntos de lençóis percorreram um longo caminho – de acordo com Salamah, os fabricantes criaram opções que oferecem um ambiente “mais fresco” para dormir, beneficiam a pele ou incentivam o relaxamento por meio de lençóis “pesados”.

Foto: Pexels

“Esses são verdadeiros benefícios, em vez de recursos, e os fabricantes que usam esse tipo de mensagem estão ultrapassando o resto da indústria”, diz ela. “Seguindo em frente, há avanços realmente fascinantes em materiais que podem ser potencialmente usados ​​em roupas de cama – um material chamado Biocrystal, quando introduzido em tecidos, cria um efeito de aquecimento que melhora a circulação sanguínea e tem sido comprovadamente terapêutico para ferimentos.”

Cuidados antes de usar seus lençóis novos. Fotos: Pexels
Fotos: Pexels

Outra opção é chamada eSCENTIAL, que dá ao tecido uma fragrância consistente (por exemplo, lavanda e camomila, que são aromas que induzem o sono) sem ser insuportável. Até que essas inovações cheguem ao mercado, não tenha medo de testar conjuntos refrescantes, suavizantes, provavelmente você colherá seus benefícios graças aos avanços tecnológicos existentes.

4. Antes de comprar, meça seu colchão.

Os colchões avançaram ao lado dos lençóis – o que significa que comprar roupas de cama não é mais um processo único. “Temos a tendência de comprar lençóis sem analisar a fundo, porque os tamanhos dos colchões são supostamente padronizados”, diz Salamah, observando que os rótulos convencionais de twins, full, queen e king podem agora ser variáveis. Hoje em dia, não tem muito a ver com o comprimento e a largura da sua cama, mas com a profundidade.

Como dobrar lençol para que ele fique organizado no armário.
Foto: Andrea Piacquadio

Meça a profundidade do seu colchão com quaisquer peças adicionadas (como almofadas) e observe as medidas de profundidade em qualquer compra de lençol”, diz ela. No final das contas, Salamah acredita que a melhor maneira de comprar seus lençóis é primeiro decidir o que você quer deles. “Procure benefícios – como eles são no quesito toque, como afetam seu sono (leia-se: orgânico, contagem de fios e assim por diante)”, diz ela.

Fonte: Martha Stewart

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ 7 truques simples para decorar quarto (e veja segredo para começar)

+ Peseira: descubra o que é e como colocá-la da melhor forma no seu quarto

+ 5 truques simples para manter as roupas de cama organizadas

+ Liso, estampado, de algodão ou sintético? Aprenda como escolher os tecidos de todos os estofados de casa

Back to top